Espanha garante finalista pela oitava vez seguida
São Paulo (SP) – A série positiva da Espanha no Brasil Open continua. Pela oitava vez consecutiva, o país vai ter ao menos um representante na decisão, já que Nicolás Almagro e Albert Ramos se enfrentarão neste sábado em uma das semifinais. Almagro, cabeça 1, derrotou o argentino Carlos Berlocq por 6/3 6/2, enquanto Ramos surpreendeu o compatriota Fernando Verdasco por 7/6 (7/5) 6/3.
A Espanha chega à última fase do Brasil Open desde 2005, ainda na Costa do Sauípe, quando a então revelação Rafael Nadal superou Alberto Martín. Nos anos seguintes, o mesmo Martín, Almagro (duas vezes), Juan Carlos Ferrero (outras duas vezes), Carlos Moyá e Tommy Robredo se revezaram na disputa pelo título. Ao todo, foram cinco conquistas nestes oito anos, com domínio total desde 2008.
Para Almagro, se a estreia contra Victor Hanescu havia sido complicada, a segunda partida acabou sendo bem mais tranquila. O resultado aumentou o bom desempenho do espanhol, 11º do ranking mundial, no torneio: já são seis vitórias – incluindo as quatro do ano passado –, em um total de 17 em 21 apresentações desde 2005. Almagro busca seu terceiro título na competição, para superar Gustavo Kuerten e se tornar o único tricampeão do evento.
Almagro, que vem da disputa da Copa Davis no último final de semana, admitiu ter sentido os efeitos da viagem na vitória apertada da quinta sobre Victor Hanescu. Hoje, porém, elevou o nível e encerrou a boa fase de Berlocq, que vinha do vice-campeonato em Viña del Mar. "O Berlocq vinha com um ritmo de jogo excelente, depois de uma grande semana no Chile. Hoje mesmo ele jogou bem, e acabou sendo uma questão de conseguir dominar os pontos decisivos, coisa que felizmente aconteceu para o meu lado."
Ramos surpreende – Na segunda partida da rodada, o cabeça 8 levou a melhor para cima do cabeça 3. Esta já é a melhor campanha do espanhol de 24 anos e 63º do mundo na carreira. Verdasco, que chegou a abrir boa vantagem no primeiro set, sentiu uma lesão no joelho e acabou cedendo a virada.
“Deu para ver que ele não estava no melhor, mas procurei me concentrar no meu jogo”, destacou Ramos. “Jogar contra o Almagro será marcante para mim, porque ele é um grande jogador e já ganhou muitas vezes aqui. Vou precisar jogar bem em cada ponto e esquecer do fato de que estamos na semifinal.”
Brasil Open de Tênis
Quando: de 11 a 19 de fevereiro
Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, nº1.361) – Paraíso
Jogos:
Dia 17 – a partir das 12h
Dia 18 – semifinais – a partir das 14h
Dia 19 – final – a partir das 13h
O Brasil Open 2012 tem o patrocínio principal de Gillette, com co-patrocínio de Volkswagen, Ourocard Platinum American Express, Nextel, Corona, Asics, Correios, Petrobras e Governo Federal e apoios de Casillero del Diablo, Artefacto, by Kamy, Galetos, Federação Paulista de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Cidade-Sede – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação Assistência Médica Oficial – Omint; Hotel Oficial – Tivoli São Paulo Mofarrej; e Bola Oficial – Babolat. A realização é da Associação dos Tenistas Profissionais e Confederação Brasileira de Tênis. A promotora é a Koch Tavares.
Siga-nos no Twitter (@brasilopen2012) e Facebook (Brasil Open de Tênis).