Alunos da APAE dão show na quadra central do Brasil Open
São Paulo (SP)- O tênis não é apenas um dos esportes mais amados no mundo. É uma ferramenta de integração social. Mais uma prova foi dada na manhã desta terça-feira, quando a quadra central do Complexo Constâncio Vaz Guimarães, onde está sendo disputado o Brasil Open 2012, recebeu cerca de 30 crianças da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para uma clínica que contou com a participação do tenista André Sá.
Em cerca de duas horas, além dos exercícios e do contato com o tenista, os alunos da APAE se divertiram muito, principalmente com as músicas que foram tocadas durante o evento, e enquanto se concentravam nos movimentos, não perdiam o rebolado com as músicas de Ed Motta, Ivete Sangalo e Michel Teló.
Apesar de já ter participado de muitos Kid’s Day e clínicas no circuito, essa foi a primeira experiência de Sá com crianças da APAE. E o duplista ficou muito feliz com o contato. “O tênis me deu tudo e essa é uma ótima forma de retribuir. Fico muito feliz com esse apoio emocional que a gente pode dar pra eles. O esporte pode ser importante na inclusão do deficiente na sociedade.”
As crianças da APAE, que tiveram seu primeiro contato com o tênis, gostaram muito da experiência. Elisabete Berti, 19, e Rafael Meri, 29, portadores de síndrome de Down, ficaram empolgados com a oportunidade de jogar em uma quadra oficial. “Era meu sonho jogar tênis, e adorei a experiência”, disse Elisabete. “Eu via o pessoal da novela das seis (A Vida da Gente) e ficava observando o jeito de jogar. Hoje, aprendi um pouco ao vivo”, contou, empolgado, Rafael.
Tanto os organizadores da clínica quanto os profissionais da APAE aprovaram a iniciativa. A professora de Educação Física da instituição, Wanda Alves, se surpreendeu com o empenho e dedicação dos alunos. “Eles não desgrudaram os olhos das bolinhas e raquetes, e a cada exercício que passaram para eles, vi que eles ficaram extremamente focados”.
Para Wilton Procópio, o Batata, da Wilton Tennis, o esporte pode trazer muitos benefícios aos excepcionais. “Com a prática do tênis, eles conseguem aprimorar a coordenação e a visão, além de ficarem mais calmos e concentrados”. Wilton, que realiza a muitos anos clínicas em creches, favelas e instituições de pessoas com deficiência, se diz gratificado e satisfeito em poder retribuir tudo o que o tênis fez por ele.
Brasil Open de Tênis
Quando: de 11 a 19 de fevereiro
Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, nº1.361) – Paraíso
Jogos:
De 13 a 17 – a partir das 12h
Dia 18 – semifinais – a partir das 14h
Dia 19 – final – a partir das 13h
O Brasil Open 2012 tem o patrocínio principal de Gillette, com co-patrocínio de Volkswagen, Ourocard Platinum American Express, Nextel, Corona, Asics, Correios, Petrobras e Governo Federal e apoios de Casillero del Diablo, Artefacto, by Kamy, Galetos, Federação Paulista de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Cidade-Sede – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação Assistência Médica Oficial – Omint; Hotel Oficial – Tivoli São Paulo Mofarrej; e Bola Oficial – Babolat. A realização é da Associação dos Tenistas Profissionais e Confederação Brasileira de Tênis. A promotora é a Koch Tavares.