Bellucci é o primeiro classificado às quartas
São Paulo (SP) – Não foi fácil para Thomaz Bellucci se tornar o primeiro jogador a avançar às quartas de final do Brasil Open 2012, como também não foi simples para o bom público que compareceu ao Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães acompanhar a emocionante partida diante de Ricardo Mello.
A torcida assistiu a um duelo equilibrado, cheio de momentos completamente diferentes, que acabou com vitória do número um do Brasil em três sets bem distintos: 6/0 1/6 6/3. “Foi um jogo cheio de alternativas. No primeiro set, estava entrando tudo e saquei muito bem. Sabia que seria difícil manter aquele ritmo no segundo, mas não esperava que o jogo mudasse tanto. Felizmente, consegui manter a concentração para o terceiro set e conquistei essa bela vitória”, comentou Bellucci, que agora aguarda o vencedor do duelo de quinta-feira entre o francês Jérémy Chardy e o argentino Leonardo Mayer. “No final, de fato, o Bellucci soube aproveitar melhor as chances e está de parabéns”, concordou Mello.
Bicampeão, Almagro estreia
O Brasil Open 2012 já está a todo vapor, com as quadras do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães lotadas, mas é só agora – quinta-feira – que alguns dos grandes nomes do torneio enfim estrearão.
Começando pelo espanhol Nicolás Almagro, campeão duas vezes quando o ATP era disputado na Costa do Sauípe: em 2008 e 2011. O cabeça de chave número um ostenta um retrospecto de 15 vitórias e quatro derrotas no Brasil Open, e começa sua campanha para defender o título diante do romeno Victor Hanescu, que eliminou o brasileiro João Souza, no segundo jogo da quadra central – cuja rodada tem início ao meio dia.
Os outros dois primeiros cabeças de chave do Brasil Open também saem adiantados na segunda rodada e jogam pela primeira vez na quinta: o francês Gilles Simon faz aquele que é provavelmente o jogo mais aguardado dessa etapa. O número 12 do ranking mundial da ATP terá pela frente o argentino David Nalbandián, que arrancou aplausos da torcida em sua estreia na quarta-feira, quando derrotou o francês Benoit Paire. “Estou me sentindo quase como em casa, de verdade. Foi incrível a maneira como o público reagiu e o carinho que recebi”, contou o ex-número três do mundo. “Contra o Gilles, é sempre um jogo complicado, de muitas trocas de bola. Acho que vai ser bonito.”
Já o terceiro favorito, Fernando Verdasco, protagoniza um duelo espanhol contra Javier Martí, que fez bom uso do wild card (convite) que recebeu da organização e, na estreia, derrotou o português Frederico Gil em dois sets.
Programação da quinta-feira, 16 de fevereiro
Quadra central:
12h: Igor Andreev (RUS) x Albert Ramos (ESP)
A seguir: Nicolás Almagro (ESP) x Victor Hanescu (ROM)
Não antes das 16h30: Fernando Verdasco (ESP) x Javier Martí (ESP)
Não antes das 19h: Leonardo Mayer (ARG) x Jérémy Chardy (FRA)
David Nalbandian (ARG) x Gilles Simon (FRA)
Quadra 1:
12h: Filippo Volandri (ITA) x Rubén Ramírez Hidalgo (ESP)
A seguir: Potito Starace (ITA) x Carlos Berlocq (ARG)
A seguir: Daniel Gimeno-Traver (ESP) / Filippo Volandri (ITA) x Michal Mertinak (SVK) / André Sá (BRA)
A seguir: David Marrero (ESP) / Pere Riba (ESP) x Ricardo Mello (BRA) / João Souza (BRA)
Quadra 2:
15h: EricButorac (EUA) / Bruno Soares (BRA) x Thomaz Bellucci (BRA) / Marcelo Melo (BRA)
A seguir: Juan Sebastián Cabal (COL) / Robert Farah (COL) x Santiago Giraldo (COL) / Benoit Paire (FRA)
Brasil Open de Tênis
Quando: de 11 a 19 de fevereiro
Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, nº1.361) – Paraíso
Jogos:
Dias 16 e 17 – a partir das 12h
Dia 18 – semifinais – a partir das 14h
Dia 19 – final – a partir das 13h
O Brasil Open 2012 tem o patrocínio principal de Gillette, com co-patrocínio de Volkswagen, Ourocard Platinum American Express, Nextel, Corona, Asics, Correios, Petrobras e Governo Federal e apoios de Casillero del Diablo, Artefacto, by Kamy, Galetos, Federação Paulista de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Cidade-Sede – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação Assistência Médica Oficial – Omint; Hotel Oficial – Tivoli São Paulo Mofarrej; e Bola Oficial – Babolat. A realização é da Associação dos Tenistas Profissionais e Confederação Brasileira de Tênis. A promotora é a Koch Tavares.
Siga-nos no Twitter (@brasilopen2012) e Facebook (Brasil Open de Tênis).