Delbonis conquista o troféu de campeão do Brasil Open: “Sempre sonhei com este momento”

São Paulo, 2 de março de 2013 – Para quem jamais havia vencido uma partida na chave principal do Brasil Open após quatro participações no qualifying, Federico Delbonis fez história neste domingo ao sagrar-se campeão da 14ª edição do mais tradicional torneio de tênis do país, o seu primeiro título de ATP na promissora carreira. Na decisão, com grande público presente no Ginásio do Ibirapuera, o canhoto argentino de 23 anos mais uma vez mostrou talento e poder psicológico ao virar o placar da grande final contra o italiano Paolo Lorenzi: 4/6 6/3 6/4, em 2h06min de partida.
“É o melhor momento da minha carreira, sempre sonhei com isso. A celebração será curta, porém intensa”, comemora Delbonis, que a partir desta semana aparecerá pela primeira vez no top 50 ao ocupar a 44ª colocação na ATP. “Todo esse jogo foi baseado em controlar os nervos, já que Lorenzi e eu somos novatos nessa situação de jogar uma decisão”, disse. Pela inédita conquista em São Paulo, o argentino soma 250 pontos no ranking e recebe U$ 85.500 em premiação, equivalente a R$ 200.370.
A campanha realizada por Delbonis ao longo de toda a semana é admirável para um jovem tenista. Na estreia, eliminou o experiente Fillippo Volandri, especialista no saibro e vice em 2012, na partida mais rápida de todo o torneio (46 minutos). Em seguida, desbancou o tricampeão Nicolas Almagro, enquanto nas semifinais superou Thomaz Bellucci e a torcida brasileira em um emocionante duelo. Já na decisão, Delbonis fez frente ao adversário que ele havia sido derrotado em todos os três confrontos.
“Foram jogos complicados nesta semana, por três vezes eu saí atrás no placar e tive de buscar o resultado, além de enfrentar na final um adversário que sabe complicar meu jogo. Um dos pontos cruciais para o título foi conseguir sacar muito bem, além de conseguir manter a calma nos momentos de pressão”, explicou Delbonis, que agora prepara-se para a temporada de quadra rápida nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos.
Segundo o argentino, o segredo para a sua evolução no circuito e grandes resultados na carreira deve-se a chegada de um pequeno “anjo” há três meses em sua vida. “Minha filha Celina tem o meu coração. Ela me traz um apoio enorme, é sem dúvida fundamental para a minha carreira e vida. Eu a vejo como um anjinho que me traz energia extra para seguir buscando meus objetivos”, revelou o tenista que, além de escrever seu nome na seleta galeria de campeões, é o responsável pelo fim da hegemonia de seis títulos consecutivos da Espanha no Brasil Open.
OUTRAS NOTÍCIAS
- 02/03/2014 às 20h11
-
Delbonis conquista o troféu de campeão do Brasil Open: “Sempre sonhei com este momento”
- 02/03/2014 às 19h19
-
Diretor do Brasil Open faz balanço positivo da 14ª edição do torneio e já pensa em novas melhorias para 2015
- 02/03/2014 às 17h22
-
Garcia-Lopez e Oswald surpreendem parceria favorita e são campeões de duplas do Brasil Open 2014
- 01/03/2014 às 19h59
-
Em duelo emocionante, Delbonis passa por Bellucci e vai à grande final do Brasil Open
- 28/02/2014 às 23h15
-
“Hoje fui quase impecável”, comemora Bellucci após vitória sobre Klizan em sets diretos
- 28/02/2014 às 21h45
-
Exceção entre os favoritos, Haas supera Zeballos e luta por vaga na grande final