Uma das pioneiras na introdução de seus artigos de vestimenta e esportivos no mercado da web3, a Nike se consolidou recentemente como a maior marca do ramo quando o assunto são os Tokens Não Fungíveis (NFT).
De acordo com um levantamento feito pelo site de análise do mercado de Criptomoedas, o Dune, dentre as grandes marcas presentes na rede Ethereum, a Nike é principal destaque, com uma receita total até aqui de mais de 180 milhões de dólares, cerca de 900 milhões de reais. Valor esse que é muito superior quanto a outras marcas que também foram analisadas, com a Nike passando por cima de todas.
Na lista elaborada pela Dune, por incrível que pareça, dentre as marcas de artigos esportivos, a que mais se aproxima é justamente a maior concorrente da Nike, a Adidas, que na quinta colocação, faturou “apenas” 11 milhões de dólares (55 milhões de reais).
Fechando o top 3 a diferença para a Nike ainda é muito grande, já que na segunda posição está a Dolce & Gabbana, com um faturamento total de 25 milhões de dólares, e em terceiro, a Tiffany, com 12,6 milhões de dólares.
O mais impressionante disso tudo no entanto, se dá pela estatística de que, se for somado todo o dinheiro arrecadado por todas as marcas presentes na lista, o valor não chega nem na metade do que a Nike fez até aqui.
Apesar de toda essa grandeza da Nike em 2022 no cenário de NFTs, a tendência é de ainda mais crescimento, já que esse número de 180 milhões de dólares equivale a menos de 1% do lucro anual geral da marca, que atinge 46 bilhões em receita, ou seja, mais de 250 bilhões de reais.
Em matéria recente publicada, o site especializado ‘Ledger Insights’, afirmou que isso tudo ainda é um “preço a se pagar”, por um sucesso futuro que pode englobar até a criação de um Metaverso, que inclusive marcas como a Puma já estão inseridos.
“Esses números de receita são minúsculos em relação às receitas globais dessas empresas. Mesmo que não sejam lucrativos para começar, esses investimentos são, sem dúvida, um pequeno preço a pagar por forjar seu lugar no metaverso e desbloquear futuros fluxos de receita críticos no mundo virtual”, analisou o site
Como a Nike arrecadou tanto dinheiro com NFTs?
Mesmo sendo um dos grandes nomes do setor industrial do mundo, a supremacia da Nike é exageradamente muito maior do que suas concorrentes, o que assusta os investidores, de um jeito bom.
Segundo especialistas e dados levantados, a razão da qual a Nike vem se sobressaindo centenas de vezes mais que seus concorrentes se dá por um fator crucial, a aquisição da startup de soluções tecnológicas, RTFKT, que antes mesmo da introdução da Nike neste cenário de produção de NFTs, liderava o universo de criação de peças de roupa, high fashion e colecionáveis de vestuário, como tênis, que vem sendo o carro forte da gigante americana.