Nadal mostra recuperação, bate Nalbandian e é bicampeão do Brasil Open
São Paulo, 17 de fevereiro de 2013 – O espanhol Rafael Nadal voltou a levantar um troféu após oito meses e continua invicto no Brasil Open. Campeão em 2005, quando levantou o segundo troféu da carreira, o ex-número 1 do mundo contou com grande apoio da torcida neste domingo para bater o argentino David Nalbandian, por 6/2 6/3.
Nadal faturou o 51º título da carreira e o 37º no saibro, piso em que é o tenista com melhor aproveitamento da Era Aberta, com 92,8% de vitórias. Este também foi o primeiro título do espanhol em um torneio de saibro disputado em quadra coberta. O resultado mantém o domínio espanhol no Brasil Open, onde as últimas nove decisões tiveram ao menos um tenista do país e os últimos seis campeões foram espanhóis.
“Todos (os títulos) são importantes, cada um é uma sensação. Estou muito feliz em ganhar aqui no Brasil pela segunda vez, tomara que isso possa ser um recomeço”, disse Nadal, que ficou afastado do circuito por oito meses e ainda sofre com dores no joelho.
“Quando o joelho dói, não me movimento bem. Se não me movimento bem, não consigo bater bem na bola. Quando o joelho vai melhor, o tênis vai melhor, a cabeça, tudo vai melhor. Hoje foi o dia que me senti melhor em quadra. Com tudo que sofri na semana, esse é um título bonito e muito importante para mim”.
A torcida lotou o Ginásio do Ibirapuera e esteve ao lado de Nadal durante todo o jogo. Em partida com muitos erros, a primeira quebra veio no sexto game, quando Nalbandian errou um voleio na rede. Em seguida, o espanhol sofreu com as devoluções do argentino e precisou salvar o primeiro break point que enfrentou, com um belo winner de forehand inside out. Nalbandian, então, sacou para se manter no jogo e chegou a abrir 40/0 antes de perder cinco pontos seguidos e sofrer 6/2.
O argentino manteve as devoluções em alto nível e contou com muitos erros de Nadal para conseguir duas quebras no segundo set. Quando a torcida para o ex-número 1 já parecia se conformar com um terceiro set, Nadal passou a jogar com mais agressividade e forçou erros de Nalbandian. Com seis games seguidos, o espanhol virou a parcial para 6/3 e levantou a torcida após 1h18 de jogo.