O Golden State Warriors sabe o que está fazendo quando se trata de NFTs. Os colecionáveis esportivos digitais no blockchain são um fenômeno relativamente novo, mas o impulso por trás deles está bem estabelecido. Os colecionáveis esportivos tradicionais apoiam toda uma indústria. No final de julho, espera-se que mais de 80 mil pessoas participem da 42ª Convenção Nacional de Colecionadores de Esportes em Atlantic City, NJ, para observar um mar de curiosidades esportivas.
NFTs são uma maneira de estabelecer a propriedade de mídia digital usando um blockchain, serviu como um importante catalisador para a adoção de criptomoedas no recente mercado de alta de criptomoedas. Durante a corrida de cripto ativos de 2021, os NFTs com temas esportivos geraram um interesse significativo com o NBA Top Shot liderando o caminho, assim como acontece com os colecionáveis tradicionais.
Com um mercado em crescimento, o Golden State Warriors, time vencedor do campeonato da National Basketball Association, tornou-se o primeiro time esportivo profissional a tentar vender NFTs. A equipe lançou sua primeira coleção em abril de 2021 e vem inovando desde então.
O chefe de operações do Warriors, Brandon Schneider, disse em uma entrevista: “Você quase pensa nisso como um diagrama de Venn, onde o círculo à esquerda são os fãs do Warriors e à direita é a comunidade NFT e então eles se sobrepõem. Com o passar do tempo, essa sobreposição cresceu e continuará a crescer.”
Localizado perto do Vale do Silício, o Golden State Warriors é o time da NBA do mundo da tecnologia. Vários personagens na órbita da equipe têm vínculos com criptomoedas. Chamath Palihapitiya, que até este mês detinha uma participação minoritária na equipe, defendeu publicamente e investiu em criptoativos.
A própria existência da primeira coleção NFT dos Warriors foi inovadora. Foi uma coleção para comemorar os seis campeonatos da NBA da equipe e outros momentos da história da franquia, e marcou a primeira vez que uma equipe da NBA em vez de um atleta individual experimentou NFTs.
Mas outras equipes seguiram rapidamente, e agora essa coleção icônica de JPEGs estáticos de anéis e ingressos de campeonatos digitais parece ser a tarifa padrão. Na segunda rodada, os Warriors sentiram que precisavam fazer algo que separasse sua coleção da competição.
“Acho que nossos fãs não são apenas receptivos a novas ideias ligadas à tecnologia, mas também esperam isso”, disse Schneider.
Em abril, os Warriors lançaram uma nova coleção de NFTs com um toque inovador. A coleção respondeu programaticamente ao desempenho da equipe em quadra, recompensando os titulares à medida que os Warriors avançavam nos playoffs da NBA.
Fãs e especuladores podem comprar um dos 3.000 NFTs e comemorar as vitórias da equipe com vitórias próprias. A coleção principal vendeu peças por US$ 499,99 cada, mais alto que o preço para comprar um ingresso para a maioria dos jogos da NBA. Mas, dependendo da raridade da NFT e da rodada de playoffs, os detentores podem ganhar ingressos na quadra para as finais ou outros prêmios, como mercadorias ou NFTs adicionais. A todos foi prometido um anel de campeonato digital NFT se os Warriors vencessem o campeonato.
Os NFTs do Warriors gamificaram o fandom, transformando um espectador em um especulador investido no sucesso da equipe. Embora brindes e outros benefícios para os titulares sejam comuns no mundo da NFT, os Warriors foram a primeira equipe profissional a vincular os benefícios explicitamente ao seu sucesso e ao mercado que se apresentam como tal. Mas não está claro se esse modelo será o futuro dos NFTs nos esportes.