Pella surpreende favorito e vence a 1ª em torneios ATP; Ramos e Berlocq avançam
São Paulo, 12 de fevereiro de 2013 – A abertura da rodada desta terça-feira teve a queda do primeiro favorito no Brasil Open 2013. O italiano Fabio Fognini, cabeça de chave 6, mostrou muita irregularidade e caiu para o argentino Guido Pella, que nunca havia vencido uma partida em torneios ATP, com parciais de 7/6(6) 1/6 6/1. Semifinalista em 2012, o espanhol Albert Ramos tomou um susto no segundo set, mas passou pelo compatriota Guillermo Garcia-Lopez, com parciais de 6/3 7/5 e enfrenta o argentino Carlos Berlocq nas oitavas de final.
No primeiro jogo do dia no Ginásio do Ibirapuera, Fognini sofreu com altos e baixos e acabou eliminado precocemente por Pella. Aos 22 anos, o argentino é o 92º do mundo e vive seu melhor momento como profissional.
O italiano teve uma quebra de vantagem no primeiro set, mas acabou superado no tie-break. Na segunda parcial mostrou mais disposição em quadra, dominou as trocas de bola e chegou a fazer cinco games seguidos antes de forçar o terceiro set. No set decisivo, uma quebra no segundo game deu a liderança para Pella, que abriu 3/0. O argentino precisou salvar dois break points no quinto game e, vencendo mais um game no serviço do italiano, fechou o jogo após 1h32.
“Sabia que seria um jogo muito difícil, o Fognini é o 42º do mundo. Não comecei muito bem, mas consegui equilibrar o jogo. No segundo set ele foi melhor e sabia que precisava quebrar o serviço no começo do terceiro set. Joguei muito bem aqui no ano passado. Ainda não estou naquele nível de jogo, mas foi uma vitória importante”, afirmou Pella, que em dezembro conquistou o ATP Challenger Tour Finals no Ibirapuera.
Na sequência da rodada, o argentino Carlos Berlocq e o russo Andrey Kuznetsov, que se enfrentaram na estreia de Viña Del Mar na última semana, voltaram a se encontrar. Assim como no Chile, Berlocq, 68º da ATP, levou a melhor e avançou com parciais de 6/3 6/4.
Seu próximo adversário será Ramos, que mandou no primeiro set contra Garcia-Lopez. Na segunda parcial, o cabeça de chave 8 obteve uma quebra e sacou para o jogo em 5/3, mas permitiu reação do compatriota. Ao tentar forçar o tie-break, Garcia-Lopez cometeu duas duplas faltas, perdeu o serviço e acabou eliminado do torneio. No confronto direto, Berlocq lidera por dois a zero. “Estou contente pela vitória”, disse Ramos. “Nunca ganhei dele (Berlocq), ele joga muito bem e é muito trabalhador. Espero uma partida difícil”, acrescentou.
A rodada desta terça ainda terá a estreia de Thomaz Bellucci contra Guilherme Clezar e Rafael Nadal ao lado do argentino David Nalbandian nas duplas. Eles enfrentam os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo Garcia-Lopez no encerramento da programação.
OUTRAS NOTÍCIAS
- 14/02/2013 às 21h57
-
Com torcida dividida, Nadal elimina Feijão e pega argentino nas quartas de final
- 14/02/2013 às 17h05
-
Almagro cede set, mas dispara 18 aces e inicia campanha pelo tetra do Brasil Open
- 13/02/2013 às 00h46
-
Nadal levanta a torcida com vitória emocionante nas duplas e reencontra Zeballos