Mercado que esteve em ascensão nos últimos dois anos e apenas em 2022 sofreu com sua primeira queda, as criptomoedas surgiram como um grande investimento para o futuro. Em busca de ganhar mais forças, empresas do setor passaram a andar lado a lado com outro segmento que a anos, movimenta bilhões a cada temporada, o futebol.
Visando isso, foi criada a Sportfans, que tem em mente trazer a proximidade de ídolos e entidades esportivas para os fãs.
Essa ação já é utilizada há algum tempo por diversas exchanges. A maior delas, por exemplo, é a Socios.com, que com a venda de criptomoedas utilitárias, os famosos Fan Tokens, busca aproximar através de eventos e promoções exclusivas juntar os amantes dos esportes.
A Sportfans justamente tem isso em mente, a junção dos amantes de futebol com seus ídolos, através de uma plataforma que irá apresentar uma espécie de ecossistema com exatamente essa finalidade.
O Token será chamado de SFAN e, através dele será possível adquirir as vantagens e itens provenientes de parcerias da Sportfans com determinados nomes do esporte, desde atletas, clubes e entidades.
O SFAN será um token do tipo Padrão BEP20, que é encontrado na rede da gigante das exchanges de criptomoedas, Binance.
As parcerias e objetivos da Sportfans
Até agora, a Sportfans já tem alguns nomes apresentados e fechados como parceiros do projeto.
A maior parte deles é proveniente do futebol, desde atletas ainda em atividade, como é o caso de Rony, atacante do Palmeiras, Emiliano Vechio e Tony Gonzalez, ambos jogadores que jogam no futebol SulAmericano.
Por parte dos aposentados, o principal nome é Chicão, zagueiro com passagem histórica pelo Corinthians, onde foi campeão Mundial.
No entanto, também está presente um nome de peso que já esteve em diversas Olimpíadas. Trata-se da atleta de salto com vara, Fabiana Murer.
A equipe da Sportfans no início do ano lançou um comunicado onde trazia em trechos as ideias para o futuro do projeto. Entre eles o foco principal é de fato o relacionamento entre fã e esporte.
“Fortalecer o relacionamento entre clubes, agremiações e empresas do segmento esportivo e de entretenimento com seus consumidores, torcedores e fãs, buscando soluções inovadoras que contribuam para a melhoria dos produtos, serviços e da produção de conteúdo no mundo dos esportes”, declarou a empresa.
Além do negócio da venda de vantagens através de criptomoedas, o Sportfans terá também um sistema próprio de criação de NFTs, que serão em acordo aos esportistas e entidades que fecharem com a empresa.
Além de servir como negociáveis e ativos digitais comuns, os tokens não fungíveis (NFT) da Sportfans também poderão ser trocados por benefícios com os respectivos representantes dos tokens.
A plataforma que ainda não tem uma data para o início de operação, abrirá uma pré-venda para a compra dos SFANs e alguns NFTs que serão disponibilizados em primeira mão para aqueles que se cadastrarem.
Visando se expor no mundo dos esportes e criptomoedas, a empresa se lança como um projeto promissor no meio web3.