Quali define quatro outros nomes na chave
São Paulo (SP) – Foram conhecidos nesta segunda-feira os quatro últimos tenistas que integrarão a chave principal do Brasil Open 2012. Na rodada final do qualifying, os destaques foram os avanços do francês Jérémy Chardy e do russo Igor Andreev, além do chileno Paul Capdeville e do espanhol Rúben Ramirez Hidalgo.
Número 63 do ranking mundial, Chardy até tinha ranking suficiente para entrar diretamente na chave principal, mas acabou não se inscrevendo a tempo no torneio brasileiro. Assim, foi para o quali e despachou nesta segunda o argentino Facundo Bagnis por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/2 para se garantir entre os 32.
Sua nova campanha começará contra o esloveno Blaz Kavcic, 110º do ranking, que venceu o único duelo entre eles, em Chennai, no piso rápido, no ano passado. Por outro lado, o francês de Pau vem embalado pela semifinal do ATP de Viña del Mar, há duas semanas, quando parou diante de Juan Monaco. Com sua presença, a França passa a contar com quatro representantes no Brasil Open.
Já Andreev teve menos trabalho para superar o quali. Ainda no primeiro set, com o placar empatado em 5/5, ele viu o argentino Guido Pella desistir com problemas físicos. O russo, que já foi 18º colocado em março de 2008 e tem três títulos na carreira, sendo dois no saibro, faz em sua estreia na chave principal um grande jogo contra o chileno Fernando González, convidado da organização. Os dois se conhecem bem: foram cinco duelos até hoje, com dois triunfos para o russo e três para o chileno, o último deles em 2007.
O experiente Hidalgo, de 34 anos, deu um fim à boa fase do argentino Federico Delbonis, que havia superado Thomaz Bellucci e alcançado as quartas de final em Viña del Mar. O espanhol fez 2 a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/3), pegando agora o português Rui Machado. “Cumpri o primeiro objetivo. Tive jogos difíceis no quali, espero agora que o embalo continue”, destacou o 128º do ranking. “O Machado é um jogador perigoso, que sempre devolve uma bola a mais e conhece bem o saibro.”
Por fim, Capdeville venceu em três sets o argentino Maximo González, parciais de 5/7, 6/3 e 6/2. O 126º colocado da ATP vai enfrentar agora o francês Eric Prodon. “Fico feliz por ter revertido uma situação complicada. Estou me sentindo bem e agora quero ir o mais longe possível.”
Brasil Open de Tênis
Quando: de 11 a 19 de fevereiro
Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, nº1.361) – Paraíso
Jogos:
Dias 11 e 12 – qualifying que define as últimas quatro vagas para a chave principal. Os jogos começam às 10h e a entrada é franca.
De 13 a 17 – a partir das 12h
Dia 18 – semifinais – a partir das 14h
Dia 19 – final – a partir das 13h
O Brasil Open 2012 tem o patrocínio principal de Gillette, com co-patrocínio de Volkswagen, Ourocard Platinum American Express, Nextel, Corona, Asics, Correios, Petrobras e Governo Federal e apoios de Casillero del Diablo, Artefacto, by Kamy, Galetos, Federação Paulista de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Cidade-Sede – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação Assistência Médica Oficial – Omint; Hotel Oficial – Tivoli São Paulo Mofarrej; e Bola Oficial – Babolat. A realização é da Associação dos Tenistas Profissionais e Confederação Brasileira de Tênis. A promotora é a Koch Tavares.
Siga-nos no Twitter (@brasilopen2012) e Facebook (Brasil Open de Tênis).