Queda das criptomoedas afeta clubes da Premier League

Os mercados de criptomoedas estão em queda em todo o mundo. O Bitcoin, mundialmente conhecido, caiu 70% em relação ao seu pico histórico em novembro. Muitos investidores comuns que entraram no auge do hype perderam muito dinheiro e os que estão ligados à Premier League também.

Nos últimos dois anos, à medida que os ativos digitais se tornaram cada vez mais populares, muitas equipes esportivas se inscreveram em acordos lucrativos de patrocínio no seu setor.

De acordo com um especialista em aquisição de clubes altamente experiente, as empresas de criptomoedas adoram patrocinar clubes de futebol porque descobriram que é a maneira mais barata de encontrar novos clientes, principalmente homens jovens.

Dos 20 clubes da Premier League da temporada passada, todos, exceto um, tem pelo menos um patrocinador de criptomoedas e outros têm vários.

Quase todos os clubes da primeira divisão da temporada passada tiveram algum papel na promoção de ativos financeiros não regulamentados voláteis para seus torcedores, praticamente todos os quais caíram em uma escala espetacular nas últimas semanas.

Os clubes ingleses estão desesperados por dinheiro, já que o custo de administrar uma equipe competitiva aumenta constantemente.

O patrocínio de criptomoeda é certamente uma maneira lucrativa e totalmente legal de gerar dinheiro agora. No entanto, resta saber se isso pode continuar à luz do enorme acidente. 

Arsenal

Não é frequente que a Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido mire em um clube de futebol, mas em dezembro o órgão de vigilância considerou que o Arsenal “trivializou o investimento em criptoativos e se aproveitou da inexperiência ou credulidade dos consumidores” em uma promoção com três jogadores do time principal. O clube disse que vai buscar uma revisão da decisão.

A promoção foi para o “token de torcedor” oficial do Arsenal, emitido pela Socios. Os tokens de criptomoeda oferecem votos e pesquisas sobre assuntos do clube e também podem ser negociados como um ativo digital especulativo.  

Desde que surgiu inicialmente em meio ao hype, o token do Arsenal caiu em valor e caiu mais de 80% em relação ao seu pico, o que significa que os fãs que compraram o token no final do ano passado e os venderam vão sentir muito no bolso.

Os tokens foram inicialmente “cunhados” (lançados) a um preço de £ 2 (US$ 2,45), o que significa que os usuários que lançaram seus tokens rapidamente obtiveram um lucro rápido, enquanto aqueles que compraram mais tarde estão com perdas. 

Aston Villa

O Aston Villa é outro dos seis clubes de Sócios da Premier League.

Villa renomeou uma estrada no campo de treinamento com base em uma pesquisa da Socios, mas as postagens nas mídias sociais sobre a empresa são recebidas com indignação por muitos fãs e o acordo foi condenado como “totalmente inadequado” pelo Aston Villa Supporters’ Trust

Assim como no Arsenal, o token oficial de torcedor do clube de Midlands caiu de valor, deixando muitos torcedores que os compraram como investimento seriamente sentindo o peso no bolso, principalmente porque pode ser complicado retirar tokens de criptomoeda e transformá-los em dinheiro.

Brentford

Brentford superou as expectativas de quase todos ao chegar em 13º em sua primeira temporada na Premier League.

O clube do oeste de Londres tem um acordo de patrocínio com uma empresa australiana chamada Coinjar, um aplicativo que permite às pessoas comprar e negociar criptomoedas e fazer parcerias com empresas como MasterCard e Apple Pay.

O executivo-chefe da Brentford, Jon Varney, disse, quando a parceria foi anunciada em agosto de 2021: “O sucesso da CoinJar e da Brentford é resultado de uma rigorosa análise de dados, pensamento diferente e planejamento estratégico. Para muitos, a criptomoeda continua sendo uma área complexa, por isso estamos ansiosos para trabalhar com a CoinJar como parte da parceria para ajudar a educar nossa base de fãs à medida que ambas as partes continuam sua ascensão em nossos respectivos setores.”

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS