NOTÍCIAS
Ricardo Mello estreia nesta segunda-feira
São Paulo (SP) – O primeiro dia da chave principal do Brasil Open 2012 será encerrado com uma rodada noturna marcada pela estreia dos brasileiros no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães.
Após a disputa da última rodada do qualifying e de dois jogos de simples na parte da tarde, a sessão noturna desta segunda-feira terá a participação dos brasileiros Bruno Soares – nas duplas, não antes das 19h – e Ricardo Mello, que em seguida estreia na disputa de simples diante do espanhol Pere Riba.
Semifinalista do Brasil Open nas edições de 2005 e 2011, ainda na Costa do Sauípe, Mello junta a esse bom retrospecto no torneio ATP brasileiro outra marca positiva: seu sucesso jogando em São Paulo. O campineiro, por exemplo, é tetracampeão do torneio Challenger Aberto de São Paulo, que acontece todo mês de janeiro na capital paulista.
“Jogar o Brasil Open sempre foi especial para mim, e disputá-lo aqui em São Paulo, onde já tive tantos grandes momentos, torna a ocasião ainda mais especial”, conta o brasileiro de 31 anos, número 100 do ranking da ATP. “A quadra está excelente, e o saibro indoor é uma condição em que a bola anda mais, o que acho que pode ser vantajoso para mim. O Riba é um típico jogador espanhol, especialista no saibro e que baseia seu jogo muito no forehand. Vai ser complicado”, analisa Mello ao falar de seu adversário, de 23 anos, atual número 89 do mundo.
Antes de Ricardo Mello x Pere Riba, a sessão noturna da segunda-feira terá a estreia do mineiro Bruno Soares, cabeça de chave número um da chave de duplas ao lado do americano Eric Butorac, diante dos argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer. Durante o dia, serão disputados outros dois jogos da chave de simples: Javier Martí (ESP) x Frederico Gil (POR) e Albert Montañés (ESP) x Filippo Volandri (ITA).
Últimos brasileiros caem no quali
A participação do Brasil no qualifying do Brasil Open 2012 terminou na segunda rodada, neste domingo. Diante de adversários de alto nível, o paulista Bruno Sant’Anna, de 18 anos, e o gaúcho André Ghem, de 29, sentiram a diferença de ritmo e foram eliminados.
Sant’Anna caiu diante do cabeça de chave número um do quali, o francês Jérémy Chardy, com placar de 6/0 6/4, enquanto Ghem não foi páreo para o russo Igor Andreev, ex-top 20, que marcou 6/1 6/2.
“É um processo de aprendizado: as bolas dele que, em torneios da série Future, são winners, numa partida deste nível passam a ser golpes normais, que não incomodam. É uma fase difícil de transição, mas fico contente porque o Bruno é um garoto trabalhador e consciente disso”, analisou o ex-número um do Brasil Marcos Daniel, técnico de Sant’Anna desde dezembro de 2011, que o acompanha num torneio pela primeira vez. “O Bruno teve chances de quebrar o saque do Chardy no primeiro set e, mesmo depois de levar um 6/0, continuou lutando e elevou o nível do seu jogo. Como técnico, fico feliz de ver isso.”
A segunda-feira começa com a disputa da terceira rodada do qualifying, quando serão definidos os quatro últimos classificados para a chave principal do Brasil Open 2012. As partidas reúnem Jérémy Chardy (FRA) x Facundo Bagnis (ARG), Federico Delbonis (ARG) x Rubén Ramírez Hidalgo (ESP), Paul Capdeville (CHI) x Máximo González (ARG) e Guido Pella (ARG) x Igor Andreev (RUS).
Brasil Open de Tênis
Quando: de 11 a 19 de fevereiro
Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, nº1.361) – Paraíso
Jogos:
De 13 a 17 – a partir das 12h
Dia 18 – semifinais – a partir das 14h
Dia 19 – final – a partir das 13h
O Brasil Open 2012 tem o patrocínio principal de Gillette, com co-patrocínio de Volkswagen, Ourocard Platinum American Express, Nextel, Corona, Asics, Correios, Petrobras e Governo Federal e apoios de Casillero del Diablo, Artefacto, by Kamy, Galetos, Federação Paulista de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Cidade-Sede – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação Assistência Médica Oficial – Omint; Hotel Oficial – Tivoli São Paulo Mofarrej; e Bola Oficial – Babolat. A realização é da Associação dos Tenistas Profissionais e Confederação Brasileira de Tênis. A promotora é a Koch Tavares.
Siga-nos no Twitter (@brasilopen2012) e Facebook (Brasil Open de Tênis).