A Copa América de Futebol Feminino 2022 já começou e com ela veio uma atitude de inclusão e desenvolvimento, vindo de uma das principais patrocinadoras do torneio, a rede de serviços bancários, Mastercard. A empresa e a Copa América desenvolveram em conjunto, experiências em um ambiente no Metaverso pela primeira vez em um campeonato desse porte na categoria feminina, trazendo inclusive, o prêmio de craque do jogo em forma de NFT.
A criação da MasterCard também tem como o planejamento exaltar uma das principais artista do gênero de arte Cripto-Art, a colombiana Camila Fierro, que será responsável pelo design dos 25 troféus de melhor do jogo que serão distribuídos justamente nas 25 partidas que compõem o campeonato.
Recém premiada e com exposições nos mais importantes centros de Nova Iorque, a colombiana que também é a primeira cripto-artista de seu país, revelou a motivação sobre a criação dos troféus NFT.
“O troféu criado para comemorar as Jogadoras da Partida da Copa América Feminina 2022 é um símbolo da mudança em favor da inclusão e igualdade no esporte. Por meio desse trabalho, busquei refletir o caminho que cada atleta percorre para se tornar uma jogadora profissional de futebol e o resultado da disciplina para seguir e alcançar seus sonhos”, analisou Camila.
A inovação não pára só no âmbito feminino, já que essa Copa América será o primeiro campeonato entre seleções tanto de categorias masculinas quanto femininas, a desenvolver um prêmio em NFT aos atletas.
O patrocínio da Copa América Feminina e da MasterCard, faz parte de um tido “compromisso” da empresa em mostrar apoio às mulheres nas mais diferentes áreas de atuação, seja como jogadoras ou empreendedoras, de acordo com um slogan da marca, o objetivo é conectar pessoas.
Em anúncio, o gerente comercial de torneios de seleções da CONMEBOL, Nibal Benavente, fez questão de celebrar essa conexão entre as pessoas e o esporte feminino.
“Com a expansão do futebol feminino na América Latina, a Mastercard nos ajuda a reforçar o compromisso com a igualdade e inclusão no esporte, além de fornecer tecnologia de ponta para aproximar os fãs de sua paixão pelo futebol”, declarou Nibal.
Copa América Feminina 2022 também terá experiência no Metaverso
Além da novidade dos prêmios de craque do jogo em versões de token não fungivel, a competição trará inovações tecnológicas no ambiente do Metaverso para o torneio.
As experiências que devem buscar o movimento Priceless e também inclusivo, vem por parte da Mastercard e foram analisados pelo vice-presidente de marketing da empresa na América Latina.
“O futebol é uma paixão que não conhece fronteiras, nos une e nos ajuda a nos conectar para além das nossas diferenças. Na Mastercard, sabemos que o time mais forte é aquele que reúne os mais diversos jogadores. Por isso apoiamos a Copa América Feminina 2022, porque queremos contribuir para a igualdade de oportunidades no esporte e em todas as áreas”, avaliou Roberto Ramirez Valverde.
O espaço no Metaverso busca celebrar através da tecnologia e de experiências inclusivas para mulheres, a participação das latinas no meio do esporte predominantemente composto por homens.
Sendo assim, contando histórias inspiradoras, a MasterCard trará jogadores famosas das seleções que disputam a Copa América às levando para torcedoras da região onde será disputado cada partida, que permitirá de graça que as meninas percorram a exposição em um ambiente do Metaverso, ao lado de suas maiores referências no esporte.