Os tokens não fungíveis (NFTs) tiveram seu boom em um momento complicado da história da humanidade. Em meio a uma pandemia, os ativos digitais surgiram como forma de lucro sem sair de casa e se expor a risco. No entanto, os itens não se tornaram apenas fonte de lucro para investidores e interessados no assunto, mas também para as instituições de esporte.
Se apoiando na paixão dos fãs dos mais variados esportes, que tem uma cultura de gostar de colecionar itens do seu time do coração ou do esporte favorito, diversas empresas tiveram a ideia de especializar na produção e venda de NFTs esportivos.
A junção dos dois universos foi um sucesso. E cerca de dois anos depois, é possível ver os níveis de popularidade que essa nova verdadeira espécie de NFTs de tornou.
Mercados consolidados na indústria como Sorare, NBA Top Shot e Socios.com talvez tenham sido os ambientes de Blockchain que mais se deram bem com a inovação.
A Sorare com seu Fantasy Game de futebol que já conta com centenas de entidades completamente licenciadas. A NBA Top Shot que possui uma parceria direta com a NBA para a criação de um Fantasy Game completo com tudo encontrado na instituição. E por fim a sócios, mercado de tokens utilitários, ou Fan Tokens, que podem ser interpretados como Criptomoeda tanto como NFT, sendo que seu objetivo principal é conectar fã e time.
Venda de NFTs de Esporte tem grande projeção
De acordo com um relatório recente da Deloitte, empresa de consultoria e responsável por pesquisas, existe um apontamento de que até 5 milhões de pessoas irão comprar ou receber tokens não fungiveis de esporte em 2022.
A estimativa é do dobro de movimento de mercado que houve em 2021, com as premissas quanto a lucro sendo gigantescas também.
Em reporte, a Deloitte apontou ainda quanto todas essas vendas devem render, estimando um valor de incríveis 2 bilhões de dólares.
“Os tokens não fungíveis (NFTs) para mídia esportiva gerarão mais de US$ 2 bilhões em transações em 2022, cerca do dobro do valor de (2021). A empresa de serviços profissionais prevê que até o final de 2022, quatro a cinco milhões de fãs de esportes em todo o mundo terão comprado ou recebido um colecionável esportivo da NFT. A Deloitte acrescenta que o interesse em NFTs esportivos provavelmente será incentivado pela atividade no mercado de NFT mais amplo, incluindo o de arte digital, que viu suas cinco vendas mais valiosas gerarem mais de US$ 100 milhões até agosto de 2021”, publicou a Deloitte.
O estudo da empresa ainda concluiu que a aplicação mais comum e lucrativa dos NFTs esportivos serão as venda de videoclipes de edição limitada de momentos esportivos ou cartões de jogador.
O que até aqui se prova verdade, principalmente a vertente de cards/NFTs, que é o que domina o mercado atualmente.
Ainda o estudo, o valor de cada NFT dependerá do alcance midiático do atleta, da importância de algum evento, ou de qualquer conteúdo adicional incluído no NFT, por exemplo, que renda benefícios extra lucro.