Quando o Players Only começou no outono passado, foi anunciado como um projeto único de NFT, sendo Michael Carter-Williams o co-fundador, apoiado por outros atletas profissionais, que permitiria que investidores que comprassem os seus tokens não fungíveis interagissem com eles pessoalmente e também por meio de a comunidade online que o projeto estava construindo.
Mas o projeto decaiu. As conversas em seu servidor no Discord, uma plataforma digital de voz, vídeo e texto, diminuíram. Uma sessão da AMA de abril centrou-se nos fundadores do projeto ouvindo as queixas de seus detentores de NFT. Acumulou-se um longo acúmulo de brindes.
A maior crítica foi que a comunidade que havia sido comercializada não havia sido atualizada. Players Only arrecadou cerca de 1,5 milhão de dólares em vendas de NFT, mas os serviços públicos, as interações e eventos para os quais os proprietários de NFT dizem que participaram, eram poucos e bem distantes entre si. Dos sete atletas profissionais anunciados no site da Players Only como membros fundadores, seis raramente apareciam para falar no canal Discord.
Em meados de maio, cerca de cinco meses depois que a Players Only começou a vender tokens não fungíveis pela primeira vez, um servidor sombra no Discord foi criado para alguns dos detentores de NFT do projeto. Era apenas para convidados e pretendia ser um lugar onde esse grupo pudesse expor suas reclamações sobre o projeto e, eventualmente, também preservar evidências caso o projeto NFT desse errado.
Quando o cofundador da Players Only, Brooks Brown, anunciou em junho que o projeto estava sendo encerrado, dezenas de seus membros já haviam passado semanas se perguntando se haviam sido enganados, e se a Players Only tinha alguma intenção de cumprir todas as suas promessas.
Eles se perguntaram para onde todo o dinheiro tinha ido, em certo ponto, a NFT tinha 1,5 milhão de dólares em vendas, mas em 17 de fevereiro tinha apenas 2.500 dólares. Eles também se perguntavam por que haviam recebido tão pouco em troca, uma NFT custava 0,08 ETH quando foi vendida, ou cerca de 350 dólares. Perto do final do projeto, eles estavam sendo vendidos no OpenSea, um mercado secundário, por aproximadamente 23 dólares.
O bate-papo do Discord do projeto se intensificou com raiva quando ficou claro que Players Only estava finalmente se esgotando, e o humor de Gallow de que pelo menos a palavra dos inúmeros problemas que o projeto enfrentava iria a público.
A atualização de Brown, no entanto, foi apenas o começo de uma semana tumultuada para Players Only e também para Carter-Williams. Em questão de dias, o projeto seria revivido e, em seguida, transferido para uma operação NFT maior, enquanto Carter-Williams tentava reabilitar sua reputação, oferecendo reembolsos para aqueles que o procurassem.
As mudanças repentinas vieram no mesmo dia em que o site The Athletic conversou com Carter-Williams, em 9 de junho, sobre os problemas do projeto. Nessa conversa, o co-fundador negou quaisquer más intenções e disse que o projeto simplesmente falhou.
“Se houver um erro que cometi, estou disposto a dizer que cometemos um erro. Este projeto foi um fracasso. Tem gente que está devendo coisas, que vai receber o que é devido, e demorou muito. Sim eu concordo. Mas não mereço ser chamado de mentiroso”, disse o co-fundador, referindo-se às acusações feitas no servidor oficial do Discord.
“Eu não mereço que digam que roubei o dinheiro das pessoas. Eu não mereço isso. As pessoas dizem que este projeto foi um puxão de tapete; Eu coloquei muito tempo e esforço nisso para que isso fosse consenso. E há muitas pessoas que ficaram felizes com o projeto para que isso aconteça“, completou.