Enquanto o mercado de criptomoedas está caindo, o mundo dos esportes ainda está lançando novos ativos digitais. Esta semana, Syracuse e Oregon anunciaram novidades na área de NFT, a National Basketball Retired Players Association fechou um acordo para oferecer colecionáveis, também tem um lançamento do ex-jogador da NFL Edgerrin James e Magic Johnson fez um grande investimento.
Syracuse se torna a primeira escola com NFTs de atletas
A Syracuse University anunciou uma parceria plurianual com a Fantastec SWAP, a primeira do tipo na NCAA, que fornecerá a criação de NFTs que apresentam a imagem de seus atletas e as marcas e logotipos de Syracuse.
“Estamos entusiasmados que nossos alunos-atletas se beneficiarão de sua semelhança em conjunto com o Block S”, disse o diretor atlético de Syracuse, John Wildhack, em um comunicado. “… Como o primeiro programa da NCAA a colaborar com o Fantastec SWAP, nossos alunos-atletas têm outra oportunidade única de expandir seu portfólio de nome, imagem e semelhança e se envolver com nossos fãs de uma maneira nova e inovadora.”
ARIA assina parceria com a National Basketball Retired Players Association
O NBRP assinou uma parceria exclusiva de cinco anos com a ARIA para oferecer NFTs altamente colecionáveis para quase 1.500 lendas da NBA, WNBA e Harlem Globetrotters.
O primeiro conjunto de colecionáveis digitais é esperado para este ano e contará com nomes como Clyde Drexler, Grant Hill, Karl Malone, Hakeem Olajuwon, Bill Russell, John Stockton, Isiah Thomas, Jerry West e Dominique Wilkins.
Oregon oferece oportunidade NIL beneficiando mulheres atletas
A Division Street, uma empresa NIL focada na Universidade de Oregon, formada por Phil Knight e ex-executivos da Nike com o objetivo de ajudar os atletas da escola, está lançando uma nova coleção NFT chamada Visions of Flight para beneficiar todas as atletas femininas participantes no Oregon.
O Visions of Flight operará sob a plataforma de NFT Ducks of a Feather da Division Street e foi projetado pela artista Lili Tae em colaboração com a jogadora de basquete Sedona Prince e 11 outras atletas do Oregon.
Os atletas que participarem dividirão igualmente 75% das receitas do NFT, sendo 25% retidos pela Division Street para compensar os custos do projeto. Quando um NFT da Visions of Flight é vendido em um mercado secundário, um royalty de 10% será colocado em uma carteira da Division Street para beneficiar o atletismo do Oregon.
O jogador do Hall da Fama do Pro Football, Edgerrin James, lança o primeiro NFT
James, ex-estrela do Indianapolis Colts e do Arizona Cardinals, lançou seus primeiros NFTs de edição limitada usando a exchange neutra em carbono e fácil de usar da Upstream.
Existem 200 NFTs lançadas por James, com preço de 50 dólares cada. Cada NFT comemora sua entrada no Hall da Fama do Futebol Profissional, apresentando um Chevy Caprice Classic de 1975 personalizado e exclusivo com assentos de couro personalizados assinados por vários membros do Hall da Fama. Além de uma peça de colecionador, os compradores também podem receber vantagens e experiências adicionais reservadas aos detentores de NFT.
Magic Johnson compra duas equipes virtuais na nova liga esportiva da NFT
Em 16 de junho, Johnson anunciou a aquisição de novas franquias de futebol e basquete na SimWin Sports, a principal liga esportiva digital do mundo.
“Estou muito empolgado por estar envolvido com o SimWin, que está abrindo caminho em um dos novos setores de negócios mais quentes e tem uma ótima equipe liderando o processo”, disse Johnson em um comunicado.
Construído na tecnologia proprietária da Web3, cada propriedade de jogador pode compartilhar fluxos de receita de várias ligas, ganhando salários, bônus de desempenho, esportes de fantasia e receitas secundárias do mercado.
Outros proprietários do SimWin incluem celebridades do esporte e do entretenimento como Jerry Rice, Marshall Faulk, Mike Singletary, Tracy McGrady, Penny Hardaway, LaMelo Ball, Jen Welter, Suzanne de Passe e Nick Carter.