Mbappé entra no mundo das NFTs

Como vem sido noticiado recentemente, vários jogadores de futebol estão entrando no mundo dos tokens não fungíveis (NFTs), esse mercado está cada vez mais mesclado com os esportes e, dessa vez, é a hora do jogador francês Kylian Mbappé se aventurar nesse mundo.

O jogador do Paris Saint-Germain está investindo, um valor que não foi divulgado, na Sorare, uma plataforma que opera com um jogo online de fantasy da qual a técnica envolve o uso de tokens não fungíveis (NFTs).

A Sorare foi fundada em 2018 na França, ela é a quarta startup mais valiosa da França e atingiu o valor de mercado de 4,3 bilhões de dólares no ano passado, depois de levantar 680 milhões de dólares em uma rodada liderada pelo Softbank. Entre os investidores também estão Go4it Capital, holding de investimentos de Cesar Villares e Marc Leman, Benchmark, Accel, entre muitos outros.

Outros grandes nomes também já apostaram na startup Sorare, como a tenista americana Serena Williams, muito conhecida por realizar diversos investimentos em várias startups de diferentes setores, e o zagueiro espanhol Gerard Piqué. No total, a companhia Sorare já levantou quase 740 milhões de dólares, de acordo com os dados do Crunchbase.

Ao invés de um fantasy tradicional, a startup aposta em um modelo diferente de negócio. A Sorare desenvolveu um jogo em que, para montar o seu time, a pessoa precisa ter cartões NFTs (tokens não fungíveis) dos jogadores, e esses cartões podem ser adquiridos dentro da própria plataforma e trocados entre os usuários. Com isso, chamando a atenção do mercado pelo seu modelo de negócio.

E assim como qualquer outro token não fungível (NFT), também é possível que a pessoa comercialize os seus cartões no mercado secundário. Na plataforma OpenSea, que é uma das mais utilizadas para esse negócio, um dos cartões, do jogador português João Felix, está sendo ofertado por 50 unidades da criptomoeda ETH, o que é mais ou menos em torno de 54 mil dólares.

A plataforma conta com 245 clubes oficialmente licenciados no total e também afirma que novos times são adicionados de forma semanal. As equipes fazem parte de 44 ligas diferentes, incluindo os campeonatos entre seleções.

No mês de dezembro do ano passado, a startup informou que tinha 1 milhão de usuários registrados na sua plataforma, sendo eles 270 mil ativos mensalmente e 90 mil que haviam comprado alguma NFT. Mas é possível que esses números possam aumentar na próxima divulgação da startup, uma vez que a companhia também consolidou um acordo com a Maior League Baseball para então criar um jogo de fantasy de beisebol. 

A entrada de Kylian Mbappé na startup pode ser o que a empresa precisava para ganhar mais reconhecimento no mercado, apesar dela ser bem financiada e bem lucrativa. Como o embaixador da companhia, o jogador francês tem como objetivo promover a startup na Internet para atrair mais pessoas, e podemos dizer que está dando certo. Só no Instagram, o atacante Mbappé possui mais de 80 milhões de seguidores em seu perfil na rede social, já a Sorare, em seu perfil no Instagram, tem um pouco mais de 150 mil seguidores acumulados.

Essa parceria é como um marco na aproximação do futebol com o mercado de criptomoedas e NFTs, que vem acontecendo com bastante frequência. Um exemplo disso é o atleta português Cristiano Ronaldo, que assinou recentemente um acordo para promover o uso de tokens não fungíveis (NFTs) na exchange Binance. E também tem Messi, que é embaixador da Socios, uma empresa que cria tokens não fungíveis para clubes de diferentes esportes de diversas modalidades.

Segundo dados do Nonfungible.com, as vendas do mercado de NFTs movimentaram cerca de 17,6 bilhões de dólares, e as transações envolvendo os tokens digitais aumentaram mais de 20 vezes no ano passado. Com isso, podemos afirmar que o mercado de tokens não fungíveis (NFTs) possui um potencial bilionário.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS