A empresa australiana Rewards4Earth possui uma plataforma de recompensas de criptomoedas, a Erth Point System e, com ela, 20 membros do Coolum Surf Club estão participando de um teste inicial da plataforma.
Em uma conversa com o Cointelegraph, o ex-CEO do Clubs Queensland, órgão de clubes comunitários no estado, Doug Flockhart, disse que o seu objetivo é integrar o sistema em mais de mil clubes comunitários em toda a Austrália.
Doug Flockhart comentou também que a principal competição profissional da liga de rugby, a National Rugby League (NRL), está bastante interessada em sua ideia e a forma para Doug o potencial que este sistema tem para entregar. A principal competição de futebol australiano, a Australian Football League (AFL), também manifestou o seu interesse, completou Flockhart.
Um dos objetivos é que a plataforma Erth Point System da empresa de criptomoedas Rewards4Earth ajude o planeta e permita que seus membros e o clube se beneficiem de forma mútua. O Coolum Surf Club é um pequeno clube de surf da comunidade que faz parte de uma indústria que luta com receitas em declínio, por isso, espera-se que a plataforma ajude nessa questão.
O Rewards4Earth funciona da seguinte maneira: os usuários precisam criar uma carteira em um aplicativo e vincular seu cartão de pagamento para o pagamento de mercadorias nos varejistas que participam. Para isso, os usuários são incentivados com recompensas de reembolso com a criptomoeda Erth Points, de acordo com uma base em uma porcentagem do valor que eles gastam. Os usuários também podem indicar o seu clube local ou organização sem fins lucrativos para que possa receber a mesma quantidade de recompensas também.
Nos seus primeiros dias, o grupo que possui 20 membros foi o escolhido para testar a prova de conceito.
“Das 20 pessoas que estão usando o aplicativo na primeira quinzena, foram gerados 106 dólares em taxas para voltar ao clube antes mesmo de termos negócios registrados na área“, comentou Doug Flockhart. “Eram apenas aquelas 20 pessoas indo às compras no supermercado local usando o aplicativo e gerando uma receita para o clube“.
Segundo Doug Flockhart, isso é uma demonstração de que mesmo um pequeno aumento na adoção do Erth Point System por seus 14 mil membros aumentaria muito mais a sua receita:
“Se apenas mil de seus membros indicassem esse clube como beneficiário escolhido, a previsão sugere que isso geraria aproximadamente 150 mil dólares em receita anual para o clube apenas como consequência de suas compras diárias.”
As empresas são bastante incentivadas a participar por meio de acesso a ferramentas de marketing que são gratuitas dentro da plataforma, além de também serem capazes de cobrir suas obrigações ambientais, sociais e de governança (ESG). Eles também podem aceitar Erth Points como uma forma de pagamento que, assim como outras criptomoedas, podem ser negociados em exchanges por fiat.
Flockhart também disse que o sistema Erth Point é diferente dos outros como membros e o próprio clube normalmente só se beneficia dos sistemas de recompensas quando os clientes estão dentro do local do clube. Agora, as recompensas se tornaram mais globais e mais focadas na comunidade.
“Eles podem estar comprando em um varejista participante em Nova York e enviando dinheiro como consequência dessa compra para um clube aqui na Austrália, por sua vez, também ajudando a curar o planeta.”
A empresa Rewards4Earth usa o dinheiro da recompensa para financiar várias causas ambientais, incluindo limpeza de plásticos e oceanos, preservação de espécies ameaçadas, iniciativas de reflorestamento e lobby ambiental.
A iniciativa é uma ótima maneira de ajudar clubes esportivos e também o meio ambiente.