O OneFootball foi nomeado o parceiro oficial de momentos de vídeo da Série A, dando à plataforma de mídia digital os direitos de cunhar e distribuir tokens não fungíveis (NFTs) com base em clipes das principais competições do futebol italiano.
Os primeiros colecionáveis digitais serão lançados no Aera Marketplace do OneFootball em 29 de agosto como parte dos planos de lançar 1.300 momentos da Serie A, Coppa Italia e Suppercoppa Italiana durante a próxima temporada.
O acordo é por duas temporadas e cobre 15 clubes da Série A, com OneFootball fechando acordos separados com AC Milan, Juventus e Napoli. Inter de Milão e AS Roma não estão incluídos, mas imagens de vídeo dessas equipes ainda podem ser usadas, desde que não estejam jogando entre si. Enquanto isso, lançamentos futuros também incluirão momentos icônicos do arquivo da Serie A.
Seguindo o modelo adotado pela National Basketball Association (NBA) com o Top Shot, os NFTs da Série A serão vendidos às cegas por meio de ‘packs’, semelhantes aos cards convencionais, e podem ser negociados entre usuários no Aera.
O executivo-chefe da Série A, Luigi De Siervo, disse: “Hoje marca o início de uma nova maneira de os clubes italianos se conectarem com todos os nossos fãs mais jovens ao redor do mundo.”
“Juntamente com o OneFootball, colocamos os fãs em primeiro lugar, trazendo-lhes novas experiências incríveis, desta vez digitalmente. Temos a liga de maior prestígio, os maiores clubes e os melhores torcedores do mundo. Agora estamos trazendo à nossa base de fãs global a experiência mais avançada.”
O conceito de colecionáveis digitais baseados em vídeo foi popularizado pela NBA e desde então tem sido imitado por propriedades esportivas em todo o mundo. De fato, o próprio OneFootball é o parceiro oficial de momentos de vídeo da competição de futebol da Bundesliga alemã.
Este último acordo com a Série A fortalece a ambição da OneFootball de se tornar um importante player no mercado emergente de produtos blockchain baseados em esportes. Ela acredita que sua base de 100 milhões de usuários e parcerias com alguns dos principais players do setor significam que está bem posicionada para se tornar líder de mercado, especialmente com 300 milhões de dólares em novos financiamentos garantidos no início deste ano.
“Através da história recente os torcedores da Série A gastaram seu dinheiro arduamente ganho em ingressos, viagens, kits, programas e agora, pela primeira vez, eles podem realmente possuir parte da experiência: destaques de partidas da ação de cada semana, bem como momentos icônicos do arquivo”, acrescentou Lucas von Cronach, executivo-chefe do OneFootball.
“Estamos criando uma experiência acessível para os fãs da Série A, por ser uma verdadeira plataforma, eles podem possuir momentos de vídeo digital através de nós e levá-los aonde quiserem, ou a lugar nenhum, eles são deles para manter, em perpetuidade. Como parte da comunidade, os fãs terão ainda mais benefícios à medida que expandimos nossa oferta de Web 3.0 e lançamos ainda mais produtos.”
A Serie A, também chamada de Serie A TIM devido ao patrocínio da TIM, é uma competição de clubes de futebol localizados no topo do sistema da Liga Italiana de Futebol. O vencedor é premiado com o Scudetto e Coppa Campioni d’Italia.
O Campeonato Italiano de Futebol passou de rodadas regionais e inter-regionais para uma liga de nível único a partir da temporada de 1929–30. Os títulos do campeonato conquistados antes de 1929 são oficialmente reconhecidos pela FIGC com a mesma ponderação dos títulos que foram posteriormente atribuídos. Da mesma forma, a temporada de 1945–46, que foi disputada em dois grupos geográficos devido à devastação da Segunda Guerra Mundial, não é considerada estatisticamente, mesmo que seu título seja totalmente oficial.
A Serie A é uma das ligas de futebol com mais história do mundo. Dos 100 maiores jogadores de futebol da história escolhidos pela revista FourFourTwo em 2017, 42 jogadores jogaram na Série A, mais do que qualquer outra liga do mundo.