Clube espanhol lança NFT especial em homenagem a ídolo

Após repensar e montar uma estratégia de lançamento de seus próprios NFTs e até Criptomoedas, o Barcelona enfim cunhou seu primeiro projeto de tokens não fungíveis (NFT), inspirado em dos maiores ídolos de sua história e do futebol mundial.

A coleção feita em parceria com o estúdio de NFTs e Design, BCN Visuals, ganhou o nome de In a Way Immortal e apresenta um gol icônico do holandês Johan Cruyff animado e com aspectos de ouro derretido, com a inovação da introdução de uma trilha sonora de fundo para uma espécie de videoclipe de 40 segundos.

Além da produção de audiovisual, a coleção inclui 4 imagens estáticas do jogador que revolucionou a forma de jogar futebol.

O gol em questão presente no Token Audiovisual do Barça se trata de um dos tentos mais famosos da história do clube.

Em 22 de dezembro de 1973, Cruyff marcou de bicicleta e com uma pose icônica onde sua perna direita aparecia estendida, marcava não só um belo gol, mas também importante por ser contra outro grande time, o Atlético de Madrid.

As vantagens do NFT especial do Barcelona

Além de um artigo incrível e inovador, que apresenta a entrada de vez do Barcelona no universo de ativos digitais, o NFT de Johan Cruyff apresenta propriedades e privilégios que vão bem além do que já foi apresentado anteriormente em projetos do clube catalão.

O token que será leiloado em uma associação especial do clube, no evento Sotheby’s New York, que acontece 29 de julho, dará a chance de transformar aqueles que “vencerem” o leilão, em embaixadores digitais do Barcelona, que ganham privilégios entre participar de treinos, meet and greets, promoções especiais e hospitalidades em setores do clube.

Todos os lances serão feitos de forma online apesar da sede do evento ser nos Estados Unidos, podendo ser pago em Criptomoedas das mais variadas.

Barcelona no ambiente Web3

Apesar de inovadora, essa não é a primeira ação do Barcelona na web3. De forma independente, as NFTs de Cruyff são de fato a entrada dos catalões por conta própria nesse universo, no entanto, desde 2020 a equipe multicampeã de tudo está presente em ações digitais.

A primeira delas aconteceu com o lançamento dos Fan Tokens do Barça, em parceria com a gigante do segmento, Socios.com. A venda dos tokens do Barcelona veio em um momento muito a calhar, já que em grande crise financeira, os espanhóis usaram do projeto que visa atrair fãs para perto do clube, gerando interações e lucros para o time do coração, aliviando assim momentaneamente algumas contas.

No entanto, anos se passaram e já desde o início de 2022, agora com uma condição financeira melhor, a diretoria do Barcelona já anunciava e premeditava a intenção de investir em ativos digitais.

De ideias que iam de seu estádio, o Camp Nou, no Metaverso, até Criptomoedas próprias, sem ser os Fan Tokens, um desses projetos enfim foi concretizado, o de NFTs.

Basta agora esperar que com o possível sucesso das NFTs de Cruyff, o Barça traga para seus adeptos mais coletâneas de tokens não fungíveis e ações prometidas anteriormente envolvendo cripto ativos que hoje se vêem quase que necessários no âmbito futebolístico.

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS