Logo após a vitória da seleção brasileira na última quinta-feira (24), o golaço de voleio do centroavante Richarlison, que sacramentou a vitória da equipe por 2 a 0 diante da Sérvia, rodou o mundo, e também o ambiente virtual, sendo convertido em um NFT e colocado à venda por mais de 140 mil reais através do marketplace OpenSea.
O NFT do jogador brasileiro pertence agora a uma linha de tokens não fungíveis (NFT) que conta com mais de 50 itens até agora, com o nome de “World Cup 22 Goals”, criada em novembro deste ano, ainda no início da Copa, para listar momentos da maior competição futebolística do mundo, na rede da Polygon.
Apesar do pouco tempo de existência, a coleção parece estar registrando todos os gols da copa e colocando estes itens à venda pelo preço mínimo de 22 ETH (141 mil reais), sendo um bom sucesso inicial.
No entanto, apesar de todo o trabalho de catalogação, não existe nenhum comunicado oficial sobre a participação da Fifa para a cunhagem destas NFTs, ou seja, a iniciativa não contém o selo oficial da FIFA, logo passa por um risco.
Richarlison na Web3
Richarlison é um dos jogadores não só brasileiros, mas de todo o mundo, que mais movimentou o mercado de NFTs esportivos durante os últimos meses.
O artilheiro do Brasil na atual edição da Copa com dois gols, já realizou o lançamento de algumas coleções digitais direcionadas aos fãs do seu futebol.
Das coleções oficiais de Richarlison, todas foram desenvolvidas pela empresa IDG e movimentaram até o momento pouco mais de 30 mil reais, representando apenas 0,7% da coleção completa composta por mais de 23 mil NFTs.
Mas, mesmo que as coleções NFTs do “Pombo” não tenham engrenado de vez ainda, Richarlison aposta na sua popularidade que só cresce, e agora na Copa do Mundo parece estar chegando no seu ápice.
Atualmente com mais de 11 milhões de seguidores, as movimentações a qualquer momento podem representar um gatilho de procura, que claramente seria o momento ideal para o atleta investir no mercado de ativos digitais.
Apesar do novo NFT não ter envolvimento direto do jogador, com o mesmo servindo apenas como uma espécie de produto ou inspiração, quanto mais visibilidade e negócio, o carismático centroavante tem tudo para se tornar um fenômeno não só dentro de campo, mas também no setor de ativos digitais da web3.